A administração do Hogwarts Stories agradece ao Carlos pela adaptação do tutorial de Duelos do fórum King's Cross, dando todo o crédito do tutorial para o Fled, agradecemos a colaboração e postamos abaixo um pequeno tutorial para ajudar vocês, queridos players, sobre a arte de duelar sem mais dúvidas:
Duelar é a arte de competir por um ideal, um objetivo, ou simplesmente por pura diversão. No mundo bruxo em que vivemos, Duelar se faz essencial. A batalha entre a luz e as trevas estão alcançando todos os pólos e picos da magia, ninguém no mundo Bruxo está livre ou protegido o suficiente de enfrentar um Duelo, salvo exceções daqueles que não queiram mesmo duelar e enfrentar as conseqüências condizentes com a sua escolha.
Duelar por Duelar hoje em dia é normal, tendo em vista que queremos evitar aqueles personagens OverPower, ou seja, os personagens que acham que tudo podem. É por esses e por outros motivos que apresentamos aqui algumas explicações e regrinhas básicas que irão governar os duelos, possibilitando assim uma lógica mais plausível.
01. Dados essenciais:
Algumas informações são essenciais para um melhor entendimento de como se processará os duelos, são eles Aptidões; Pontos fracos e fortes e Status de Duelos.
a) Aptidões
Em termos simples, as Aptidões são as disciplinas básicas lecionadas em Hogwarts; mais especificamente aquelas em que seu personagem se sai melhor ou pior. Em nosso RPG as Aptidões influenciam na habilidade de seu personagem realizar ou não algum feitiço daquela área, bem como na afinidade e no nível de conhecimento dele a respeito de cada disciplina; Em duelos é mais promissor ter bons pontos em Feitiços, Defesa Contra as Artes das Trevas, Artes das Trevas e Transformação, pois é com eles que vocês utilizarão as Magias para duelar, mas as aptidões em outras matérias também são muito Importantes para o desenrolar da trama e das Aulas. Juízo e Competência ao distribuir esses pontos. Em cada nível há uma pontuação de referência, na qual a somas de todas aptidões dos personagens tem que igualar.
a.1) Valores das Aptidões
Como existe cerca de três níveis no RPG, os valores de aptidões serão diferentes para cada nível, sendo eles assim distribuídas:
- Alunos do Sexto Ano = 36 pontos a serem distribuídos
- Alunos do Sétimo Ano = 40 pontos a serem distribuídos
- Adultos em Geral = 48 pontos a serem distribuídos
Há diversas matérias em Hogwarts, na qual esses pontos deverão ser distribuídos com responsabilidade, são elas: Adivinhação, Artes das Trevas, Astronomia, Defesa Contra as Artes das Trevas, Estudos Dos Trouxas, Feitiços, Herbologia, História da Magia, Poções, Transfiguração, Trato de Criaturas Mágicas e Vôo. Nenhuma matéria poderá ser zerada. Os alunos do 6° ano, só podem ter o valor máximo de aptidão que é cinco, em apenas uma aptidão; Os do 7° ano, podem ter em até três aptidões; e os Adultos está liberada, contudo tomar cuidado para não passar o valor da Soma.
Um exemplo de um aluno do 7° ano, Shiatsu pertencente a casa da Corvinal. O mesmo não possui as três aptidões com limites máximo, por escolha do player.
Adivinhação: 01
Artes das Trevas: 01
Astronomia: 03
Defesa Contra as Artes das Trevas: 04
Estudos Dos Trouxas: 03
Feitiços: 05
Herbologia: 04
Historia da Magia: 03
Poções: 04
Transfiguração: 05
Trato de Criaturas Mágicas: 03
Vôo: 04
b) Pontos fortes e fracos:
O título do tópico é auto-explicativo, mas vale ressaltar que dentro das regras de duelos deste RPG, o ponto forte ‘Inteligência’ é o mais importante, pois é ele que irá influenciar na força de seus ataques e suas defesas, bem como na hora de realizar qualquer feitiço! Os principais pontos Fortes e Fracos são:
- Aliados: aqui quanto maior o valor, maior numero de amigos você possui.
- Contatos: quanto maior valor, maior numero de bruxos e bruxas que podem lhe contactar.
- Inteligência: EXTREMAMENTE importante, mostra a capacidade cognitiva de seu personagem.
- Popularidade: quanto maior valor, mais popular o seu personagem é.
- Riqueza: o atributo já diz tudo, você é mais rico quando os pontos são maiores
Lembrando que o valor em qualquer atributo não pode passar de cinco e que também é dividido de acordo com os níveis e a soma dos valores tem que igual a permitida para o nível em que o personagem se encontra:
- Alunos do Sexto Ano = 14 pontos a serem distribuídos
- Alunos do Sétimo Ano = 16 pontos a serem distribuídos
- Adultos em Geral = 18 pontos a serem distribuídos
Um exemplo de um aluno do 7° ano, Shiatsu pertencente a casa da Corvinal
- Aliados: 03
- Contatos: 03
- Inteligência: 05
- Popularidade: 02
- Riqueza: 03
c) Status de duelo:
Esta talvez seja a parte mais importante em um duelo. Portanto, vamos explicar cada um dos status:
• MIRA: É a força de seu personagem. Usada para efetuar ATAQUES mágicos e/ou físicos, uma boa Mira indica que seu personagem é capaz de realizar feitiços de ataque com precisão, dificultando a defesa ou a evasão do oponente!
• HABILIDADE: O status mais importante. Pode ser traduzido como o PODER MÁGICO de seu personagem. A Habilidade é o status que aparece em todos os cálculos, tanto os de Defesa quanto os de Ataque, por isso fique atento neste!
• DESTREZA: É o poder de DEFESA do seu personagem. Assim como o a Mira, a Destreza pode ser usada para ações mágicas e não-mágicas. Um personagem com uma boa Destreza é capaz de realizar defesas espetaculares e assim dificultar a ação de seu atacante!
Concomitantemente com os outros atributos, os Status de Duelos também devem seguir a uma padronização de valores, estes são divididos nos três níveis distintos:
- Alunos do Sexto Ano = 28 pontos a serem distribuídos
- Alunos do Sétimo Ano = 32 pontos a serem distribuídos
- Adultos em Geral = 36 pontos a serem distribuídos
É importante lembrar que o máximo de um atributos para todos os níveis é de 15 pontos. Como exemplo o jovem Shiatsu da corvinal do 7° ano.
- Mira: 12
- Habilidade: 13
- Destreza: 07
02. Realizando um Feitiço:
Esta aqui é uma parte simples, então não iremos nos prolongar na explicação. Basicamente, para realizar um feitiço você deve somar Aptidão a qual o feitiço pertence mais a sua Inteligência; como resultado você deve obter os pontos necessários para efetuar tudo com precisão.
03. Duelando:
Após distribuir conscientemente os pontos na ficha de aptidões, você deverá tomar conhecimento de como se processa um duelo. Em Hogwarts Stories, há uma fórmula que você deverá ter como base para uma ação de duelos:
Mira ou Destreza + Habilidade + Aptidão da Magia + Inteligência + Modificador Variante = Ação!!!!!
a) Atacando:
Para realizar um ataque, basta somar todos os valores da equação. O atributo Mira é utilizado e se o seu valor for maior que a defesa de seu oponente, o ataque é realizado com sucesso, se for igual ou menor o ataque falhará.
b) Defendendo:
Para realizar uma defesa, basta somar todos os valores da equação. O atributo Destreza é utilizado aqui ao invés da Mira, se seu valor for maior ou igual ao ataque do seu oponente, sua defesa é concretizada, se for menor o ataque o atingirá.
c) Modificador Variante:
São as variáveis que você deve usar durante uma ação em um duelo, são elas: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.
Você deve somar aos outros valores uma destas variantes, mas ATENÇÃO: cada variante só pode ser usada uma vez durante um período do duelo! Outra coisa, use-as com cautela para que não se arrependa depois, ou para que isso não comprometa suas ações dentro da competição!
04. Exemplo de Duelo:
Vamos a um exemplo simples... Um comensal da Morte com Status ~> Mira: 13 Habilidade: 10 Destreza: 12 <~ ataca o nosso conhecido Shiatsu...
- Avada Kedavra... (Mira: 13 + Habilidade: 10 + Aptidão: 05 + Inteligência: 04 + Modificador: 06 = Ataque: 38 )
- Schivo!!!! (Destreza: 07 + Habilidade: 13 + Aptidão: 05 + Inteligência: 05 + Modificador: 07 = 37 )
O movimento do Corvinês foi ineficiente, então o relâmpago verde o atingiu fazendo a vida esvair de seus olhos. Basicamente é assim, com que funcionará os Duelos. Uma lista de Status será ministrada pela administração, para que todos possam ter acesso aos valores. Aqueles players que puderem por o Status de Duelo em sua Assinatura, será muito bem aceita e facilitará no entendimento e planejamento das ações.
É isso ai e que os jogos recomecem.
Link do Turorial do King's Cross: http://www.setbb.com/kinngscross/viewtopic.php?t=82&mforum=kinngscross
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